Metodologia de Ensino

A Metodologia das Aulas Online oferece uma abordagem planejada para expandir as possibilidades de aprendizagem, tornando-a mais flexível e individualizada, por meio da aplicação das novas tecnologias. Todo o conteúdo programático foi planejado e desenvolvido para levar o aluno a refletir sobre a realidade, propondo exemplos concretos e aplicáveis na solução de problemas cotidianos. A metodologia adotada muda o significado do tempo transcorrido na aprendizagem, colocando os alunos no controle de todo o processo. Veja abaixo as principais características da Metodologia das Aulas Online do Sistema de Ensino INTED.

Imagem Um Imagem Dois

Incentivo à Participação

O incentivo à participação e à interação é constante e apresentado de forma clara e dinâmica. O intuito é motivar o aluno a dar prosseguimento.

Simulação e Reflexão

As Aulas Online simulam com fidelidade os ambientes estudados, com a exploração de situações e problemas do cotidiano, levando o aluno a refletir sobre a prática e a valorização do aprendizado.

Interatividade e Dinamismo

A constante interação com o aluno, além de tornar a aula mais atrativa – pois este deixa de ser um mero espectador e passa a ter uma participação ativa – promove maior eficácia, evitando a dispersão e/ou a evasão.

Programação Visual

A programação visual é bem cuidada, desenvolvida de acordo com o público-alvo e com um desenho instrucional primoroso. Seu desenvolvimento também obedece às Leis de Gestalt e à ergonomia de interface, de modo a estimular a percepção do aluno e a facilitar o aprendizado.

Narração dos Textos

A narração de todos os textos, aliada à programação visual de alta qualidade, estimula os principais órgãos sensoriais, auditivos e visuais, contribuindo fortemente para a retenção da informação. A locução profissional, com diferentes locutores e com a correta entonação, torna o estudo mais agradável, facilita a cognição e contribui na concentração do aluno.

Linguagem Dialógica

A exposição do conteúdo com a intercalação de diálogos do personagem com o aluno, ou entre personagens, com sentenças curtas, em linguagem cotidiana, clara e facilmente compreensível, é mais um dos recursos metodológicos utilizados para tornar o aprendizado lúdico e motivador.

Conteúdo Programático Estruturado

Todos os conteúdos programáticos são divididos em lições, e as lições subdivididas em tópicos, numa sequência lógica e estruturada de acordo com a importância destes. Esta organização facilita o estudo e a melhor compreensão dos conteúdos curriculares, bem como ajuda o aluno a acompanhar sua evolução.

Descrição dos Objetivos

A descrição dos objetivos de cada lição é efetuada no início dela. De forma que o aluno saiba claramente o que irá aprender, do que deverá ser capaz de realizar ao final de cada lição e, portanto, em que será avaliado.

Exercícios de Fixação

No transcorrer das lições, são elaboradas questões e/ou exercícios de forma a promover a fixação e o entendimento do conteúdo estudado.

Navegação Padronizada

A navegação é padronizada para todos os cursos e as instruções sobre todos os seus aspectos são iniciadas automaticamente no primeiro acesso a qualquer curso. Além de simples e intuitiva, também é permitida a navegação não linear, isto é, pode-se acessar rapidamente qualquer tópico de qualquer lição, motivando o aluno a reforçar e fixar o aprendizado em qualquer momento.